Ensaio não destrutivo

 

PACOMETRIA

ENSAIO DE PACOMETRIA

O ensaio de pacometria é um método não destrutivo que permite saber algumas informações essenciais pós execução, como cobrimento mínimo, espaçamento e até estimar a bitola dos aços.

Nosso equipamento ainda é capaz de detectar materiais não ferrosos, que porventura estejam no interior do concreto.

Para maior precisão, é necessário que o ensaio seja realizado sobre concreto estrutural, sendo necessária a remoção dos acabamentos existentes.

Não é recomendado realizar o ensaio sobre azulejos e pastilhas cerâmicas ou de vidro.

O ensaio também pode ser realizado com concreto antes dos 28 dias de idade, porém a precisão não é a mesma. O ideal é fazê-lo após o 28° dia.

Se você precisa realizar um ensaio de pacometria, conte com a Craenge. Prestamos assessoria completa, inclusive com análise técnica dos resultados.

DTECT_200C.jpg
cobrimento.jpg

COBRIMENTO MÍNIMO

Essencial para proteção da armadura e durabilidade da estrutura, sabemos que a execução, por melhor que seja, pode não garantir o cobrimento mínimo. Em situações onde esse controle deve ser rigoroso, o ensaio de pacometria retorna resultados com ótima precisão.

Captura de tela 2023-10-22 195203.png

FUROS EM VIGAS

Para realizar o furo em vigas já concretadas, algumas verificações são necessárias. Os furos devem estar posicionados na zona tracionada e manter os cobrimentos mínimos, inclusive em relação aos estribos. A seção remanescente deve ser capaz de resistir aos esforços solicitantes.

Dessa forma, a única maneira de posicionar o furo adequadamente é com a realização do ensaio de pacometria. E com a Craenge você encontra tudo em um só lugar. Fazemos a análise estrutural para determinar qual o diâmetro máximo, além de posicionar o furo no local exato.

Captura de tela 2023-10-22 200524.png

POSIÇÃO NA ARMADURA

Quando há duvidas sobre a execução da armadura, não há ensaio melhor para se fazer. É possível determinar a posição e estimar as bitolas. Embora o erro do equipamento seja de +- 5mm, é possível determinar as bitolas com a realização do ensaio em diversos pontos de um mesmo aço, determinando o diâmetro provável.

Caso haja risco de colapso estrutural com a adoção de bitolas menores, é recomendado realizar a exposição da barra com a remoção do cobrimento.

Não se preocupe, pois a Craenge realiza o ensaio completo e avalia quando será necessária a exposição do aço, além da realização da recomposição com argamassa estrutural.

MISSÃO

Prestar serviços de engenharia com excelência técnica e melhoria contínua.

VISÃO

  • Ser a melhor empresa no ramo de manutenção predial no Rio de Janeiro;
  • Ser uma das melhores empresas de engenharia do Rio de Janeiro;
  • Ser uma das melhores empresas de engenharia do Brasil.

VALORES

  • Execução dos serviços de engenharia com excelência técnica;
  • Melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos clientes;
  • Responsabilidade socioambiental;
  • Comportamento ético;